Peixes:
São aquáticos da água doce ou salgada, possuem nadadeiras para se locomover e manter o equilíbrio. Tem o corpo coberto por escamas que produz o muco, que ajuda na locomoção. Possuem coluna vertebral.
Existem 2 tipos de esqueletos: o ósseo e o cartilaginoso(sem espinhos).
Alinha lateral ajuda os peixes a ter percepções .
Possuem o corpo fusiforme.
Respiram pelas brânquias.
Os ósseos possuem opérculos que protegem as brânquias.
São ectotérmicos e ovíparos, ou seja, põe ovos.
Nos ósseos a reprodução é externa e nos cartilaginosos e interna.
Anfíbios:
O termo anfíbio vem do grego e significa “aquele que tem vida dupla”. Vivem em ambientes aquáticos dulcícolas e realizam respiração branquial, realizam metamorfose isso quando são jovens.
E quando são adultos podem viver em ambientes terrestres, possui sistema excretor e rins mesonefricos que são ligados à bexiga. As pererecas apresentam discos adesivos nos dedinhos. Alguns podem ser venenosos e outros podem apresentar glândulas parótide que também possui veneno e ele é liberado ao apertar as glândulas, por isso deve-se lavar bem as mãos depois do contato com os animais.
Existem três grupos de anfíbios:
*Anuros = rã, sapo, perereca.
*Urodelos = Salamandras-de-fogo
*Ápodos = Cobra cega
As formas de defesa dos anfíbios são:
*Liberar veneno
*Camuflagem
*Glândulas
Repteis:
São ovíparos ,vivíparos,ovovivíparos. Não realizam metamorfose e sua pele é seca. Sua respiração é pulmonar . são cordados , vertebrados, deuterostomianos, tetrápodes, celomados,amniotas,alantoidianos ,e pecilotérmicos. possuem boca e dentes, menos as tartarugas que possuem bico. Possuem uma casca protetora . Possuem também cório ,âmnio, saco vitelínico,alantoide.
Os grupos são:
crocodília=crocodilos,gaviais,e jacaré
rhynchocephalia=tuataras
squamata=lagartos e serpentes
destutinata=tartarugas jabutis e cagados.
O soro antiofídico é obtido através do sangue do cavalo.
Servem para combater acidentes de jararacas , cascavel,surucucu e cobras-coral. Para ser retirado deve ser aplicados pequenas doses de veneno. Nesse período o cavalo produz anticorpos contra o veneno. Centrifugam o sangue, removem a água e os anticorpos são armazenados.