O abuso de anabolizantes provoca distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos.
Comportamentais:Agressividade , irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar , síndrome do pânico e quadros depressivos que podem surgir na vigência do uso de doses elevadas.
Endócrinos: É comum aparecer lesões dermatológicas típicas de acne, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número dos espermatozóides, redução do volume de esperma ejaculado, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), masculinização das mulheres e alterações na tolerância à glicose que podem desencadear quadros de diabetes.
Cardiovasculares: Retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas,aumento da pressão arterial, alteração no metabolismo dos lípides que podem levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares: aumento do colesterol total e aumento de triglicérides.
Hepáticos: elevação das enzimas do fígado , quadros de icterícia e raramente câncer do fígado.
Musculoesqueléticos: Lesões osteomusculares,fechamento precoce das epífises, com consequente interrupção do crescimento dos ossos.
OBS:Não existe tratamento específico para o uso abusivo de anabolizantes.
Como essas drogas são geralmente comercializadas por vias ilegais e administradas em dosagens, não há estudos clínicos para nos ajudar a definir esquemas seguros de administração, e se eles existem.